segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

"VELHICE"


Acham que não pensamos, nem entendemos mais!
Temos que encaixotar nossa própria vida?
Embora estejamos esquecidos, ela continua bem ou mal.
Está certo que a cada dia o peso da idade vai nos incomodando; imagina para quem tem que conviver conosco então?
A gente sabe disso.
Sempre em algum lugar do corpo acontece uma dor aqui, uma ali, outra acolá... Porém, os mais jovens sentem dores também; ora!
A velhice é desumana, triste, solitária, arrasadora, isto enquanto estamos caminhando com os próprios pés. E quando precisarmos de outros cuidados?
Mesmo que a morte esteja à porta lembrando que estamos velhos, não devemos nunca nos abater. Tem que se agradecer de não estar num leito ainda.
Cada ano que passa a idade vai pesando tanto que se torna difícil carregá-la nas costas; mas vamos aguentando que até os filhos continuam achando que somos fortes o bastante que nem podemos alguma vez reclamar.
Já os criamos, os ajudamos, os amparamos; já fizemos a nossa parte para com eles e com a sociedade. Somos nós agora que necessitamos de entendimento, de sossego, de paz.
Queremos privacidade e muitas vezes é difícil encontrá-la.
Queremos respeito, dignidade, tratamento inteiro e sem cobrança; pois temos brio e amor próprio enquanto estamos sãos e podemos nos cuidar.
Precisava se ter lazer constante e de graça. Nada de ficar em casa tricotando, fazendo crochê, olhando netos ou vendo TV.
Afinal, cadê os passatempos?
Se os novos não tem diversão, que dirá nós?
A cidade é pequena, não oferta coisas boas aos jovens. Nem indústrias, oficinas, serviços em geral, concursos... Portanto, andam num desespero constante só atrás do que não presta, numa ansiedade excessiva, com latinha na mão, vivendo como zumbis, sem estímulo, sem gosto para começar a luta pela vida; e sem razão alguma estão tirando a própria.
Por que não a doam a nós? Que bom se pudessem!Estamos idosos mas ansiamos por ela.
Que será feito desta geração e das futuras?
O envelhecimento será muito pior, isto se elas chegarem até este ponto.
Com certeza não iremos ver, porém, se envelhecer é implorar pela morte e esquecer que se está vivo (mesmo lúcidos e andando), então não valeu a pena chegar até aqui.
Valeu??... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário